segunda-feira, 16 de julho de 2012

Filhos Bastardos

Operários, de Tarsila do Amaral: um retrato da miscigenação brasileira



A cidade onde nasci só me ofereceu de bom a oportunidade de oferecer a ela o que nunca me foi oferecido. Se o que eu queria não houvesse era á oportunidade que eu tinha para que a cidade tivesse. Não que assim ela tivesse me ensinado a pescar, mesmo por que às vezes nem peixe havia nas suas Aguas correntes, foi à vontade de ter com a necessidade de Haver que eu tive, e por sua vez tantos outros tiveram. Ela é um orfanato onde há muitos órfãos de esperança, e ao mesmo tempo adota filhos de outras terras com muitas promessas, às vezes dá-lhes de mama em uma teta farta de leite, enquanto alguns dos seus filhos mamam abandono, uma teta farta de oportunidades, e outra farta de nada. Tratando alguns legítimos como bastardos e outros que nem saíram do seu ventre, como amados. E o que a mãe recebeu em troca? Foi e continua sendo judiada por alguns filhos ingratos: filhos de sangue, filhos de leite, os únicos que ela amamentou de verdade. Adotei como mãe, a necessidade de vencer, Pois a cidade onde nasci sempre foi a minha madrasta.


Por: Leandro Medeiros Santos.

2 comentários:

  1. Operários, de Tarsila do Amaral: um retrato da miscigenação brasileira. Este quadro foi pintado em 1933. comparando onde nasci, há algumas diferenças: Por mas que forasteiros considerados como filhos, algo que alguns legítimos não são . mesmo assim a população dessa cidade não se caracteriza um quadro de miscigenação como o do quadro de Tarsila. Pois apesar da teta farta de oportunidade para os oportunistas, não é suficiente para atraí pessoas de varias regiões, ou tao pouco nacionalidades.Outro fato é,que há imagem no quadro de fabricas, sou a favor do desenvolvimento sustentável, mas pode ter a certeza que não foi por esse motivo que não há fabricas na minha cidade.Ou seja em 1933 Tarsila pintou um quadro retratando a realidade da época, realidade essa que mesmo depois de 79 anos ,se A Tarsila estivesse viva e fosse pintar um quadro onde eu nasci, pode ter a certeza que a realidade de 79 anos atras é bem mas adiantada do que a dos dias atuais.

    ResponderExcluir
  2. Leandro, eu achei o texto superinteressante!! sabe que eu não tinha pensado nisso! É um excelente tema. Parabéns!!

    Um conselho: Por favor, tire essas danadas de letrinhas de verificação. Dificulta os comentários, nós vivemos em um mundo que exige rapidez.

    Abraço,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...